quinta-feira, 7 de julho de 2011

A História de São José

Quem é São José

            Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José, podemos conferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e previlégios á medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o individuo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino filho?
          O Evangelho define em três palavras: "José era Justo". Ora, os Santos Doutores da Igreja afirmam que este qualificados designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chama-o também de 
"Santíssimo", qualificativo que não dá a nenhum outro santo. Donde podemos concluir que consumada perfeição ele atingiu. Oh! Que Santo maravilhoso é o peclaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito que possui as virtudes no mesmo excelso grau em que possui a Ssma. Virgem Maria.
                Ele era da familia de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. Á sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorrem de pertencer á família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.
             Que Honra e que Dignidade!
             Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol  da justiça, a lua mística o venceram, as estelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno. Honram-os os anjos e cumprem suas ordens.
                Na ultims aparição havida em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como num quadro a Sagrada Familia. Á direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto azulado e o rosto mais resplandecente que o sol; á esqueda São José com o menino Jesus, no céu, entre Jesus e Maria.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário