segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rezando o Terço com o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem.  


INÍCIO  Sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oferecimento do Terço:Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Reza-se o CREDO, o Pai-Nosso, e 3 ve-maria.
(Cada mistério é composto de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias. O terço é composto por 5 mistérios). Glória ao Pai

Jaculatória: Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Mistérios Gozosos (segunda e sábado): 1 - Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria
"Ave, Cheia de graça, o Senhor é contigo..." (Lc 1,28-38);  2 - A visita de Maria à sua prima Santa Isabel.
"De onde me vem a felicidade de que a Mãe do meu Senhor me visite!" (Lc 1,43);  3 - Nascimento de Jesus na gruta de Belém. "O verbo se fez carne e habitou entre nós." (Jo 1,14);  4 - Apresentação do Menino Jesus no Templo. "Eis que este Menino está destinado para ser sinal de contradição" (Lc 2,34); 5 - O encontro do Menino Jesus no Templo. "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai?" (Lc 2,49)

Mistérios da Luz (quinta-feira): 1 - Jesus no seu Batismo no Jordão  ”Jesus foi ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele" (Mt 3,13-16); 2 - Jesus na Sua auto-revelação na Bodas de Caná.
"...Fazei o que ele vos disser."... "Enchei as talhas de água." Eles encheram-nas até em cima. "Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes."..." (Jo 2,1-12); 3 - Jesus no Seu anúncio do Reino de Deus e com o convite à conversão. "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho" (Mc 1,15-15); 4 - Jesus na Sua Transfiguração. "... Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura..."" (Lc 9,28-36); 5 - Jesus na instituição da Eucaristia, expressão Sacramental do Mistério Pascal. "Tomai e comei, isto é meu corpo" (Mt 26,26-29).

Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira): 1 - A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mc 14,38); 2 - A flagelação de Jesus. "Então Pilatos mandou prender e flagelar Jesus." (Jo 19,1); 3 - Jesus é coroado de espinhos. "Teceram uma coroa de espinhos e puseram-na sobre sua cabeça dizendo: Salve, rei dos judeus." (Mc 15,17-18); 4 - Jesus carrega a Cruz para o Monte Calvário.
"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." (Mt 16,24);  5 - A  crucificação, sofrimento e morte de Jesus. "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!" (Lc 23,46).

Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo): 1 - A ressurreição de Jesus. "Não temais! Sei que procurais Jesus crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou como havia predito." (Mt 28,5-6); 2 - A ascensão de Jesus aos Céus. "E, enquanto os abençoava, foi-se afastando deles, e subindo para o céu." (Lc 24,51); 3 - A descida do Espírito Santo. "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas." (At 2,4); 4 - A assunção de Maria Santíssima aos Céus. "Fez em mim grandes coisas o Todo-Poderoso." (Lc 1,49); 5 - Coroação de N. Sra. como Rainha do céu e da terra. "Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, com uma coroa de doze estrelas." (Ap 12,1).

Agradecimento do Terço: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha....

Nenhum comentário:

Postar um comentário