segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


PENSEI QUE ERA JESUS
Pe Zezinho scj
  
Acontece conosco repetidas vezes que, diante de certas situações, ouvimos uma voz interior e pensamos que era Jesus, mas não era. Na hora de comparar com os evangelhos a visão ficou a lhe dever. Jesus jamais diria tal coisa.

Não poucas vezes, porque simpatizamos (gostamos) com o jeito de algum pregador e com sua doçura e seu jeito de dizer as coisas,  nos vem a certeza de que este, sim, fala em nome de Jesus. Amadurecemos na fé e, na hora de comparar o que ele diz ou faz, com o que diz e faz a Igreja e com o que dizem os evangelhos, percebemos o nosso engano. Ele não falava em nome de Jesus e sim do seu grupo. 

Outras vezes, por mágoa, por não gostarmos do jeito dele, por sermos de outra linha de pensamento, rejeitamos um pregador, com a certeza de que esse não pode ser de Cristo.   Mesmo tendo errado, mesmo arrependido, não lhe damos o direito de ser de Jesus. Fazemos como os cristãos do tempo de Paulo de Tarso. E descobrimos que ele era de Jesus e que os nossos pregadores é que não eram.

Vemos alguém falar e achamos que não era de Jesus. Mas era.  Ouvimos alguém de outra fé e decidimos que tal pessoa não tem Jesus e ela tem. Pomos a mão no fogo por quem achamos que tem e é, porque canta nossos cantos, prega do jeito que gostamos, freqüenta conosco a mesma Igreja e os mesmos encontros, fala o que falamos. De repente, o irmão ou a irmã assume atitudes de heresia ou de cruel falta de caridade. Não era de Cristo, ou era e deixou de ser.

Não tenhamos pressa nem em proclamar que somos de Cristo, nem em afirmar ou negar que alguém é. Muitas vezes quem não era mudou e agora é. E quem era mudou e agora não é. Quem pregava com a Igreja, agora prega com determinado grupo e passa por cima da Igreja.

No grupo de Jesus havia falhas. A santidade foi vindo aos poucos. No fim, dos onze que restaram, (...) todos deram a vida por Ele. Jesus os corrigiu. Se deixarmos e não nos encantarmos demais (...), Jesus fará o mesmo por nós! Basta que falemos menos do que Jesus tem feito por nós e mais do que Ele tem feito pelos seus verdadeiros santos...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário