segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O LEITOR (III) -  o primeiro ouvinte da Palavra

Escrevíamos, no último mês, que uma das funções essenciais, entre outras, do Leitor é dar vida a um texto escrito, no qual está contida a Palavra de Deus. Isto requer uma preparação a vários níveis: técnico, linguístico…Tudo o que dissemos, contudo, assenta num pressuposto de índole espiritual: o leitor é o primeiro ouvinte.   

O Leitor que proclama a Palavra na comunidade não exerce uma função como um carteiro que se limita a transmitir mensagens a outros, nada tendo a ver com elas. Pelo contrário, o Leitor é o primeiro destinatário da Palavra que proclama aos outros: leu-A, entendeu-A, acreditou Nela, rezou-A. Só depois estará verdadeiramente apto para a dirigir à Assembleia que tem diante de si.

Ao tomar consciência da importância do ministério que exerce, o Leitor deve estar alegre por servir, imbuído de uma atitude de convicção e profundo respeito. De facto, Deus quer falar ao seu povo e o mesmo Deus escolheu este ou aquele Leitor como seu porta-voz.

Além da preparação esmerada, o Leitor coloca-se numa atitude de fé. Em várias passagens bíblicas, por exemplo: no livro do Profeta Ezequiel capítulo 3, 3; no Apocalipse, capítulo 10, 9, numa linguagem metafórica, mas rica de sentido, Deus mandava ao profeta, o que comunicava a Palavra, que a comesse, isto é, que fizesse sua a mensagem, antes de a comunicar aos outros.

Ler na Assembleia é um importantíssimo acto litúrgico a executar com amor e espírito de serviço porque só assim a Palavra se torna viva e actual. Aqui reside a honra de Leitor, como também a sua grande responsabilidade. Se a sua voz não ressoa bem, ou não está possuído e convicto da Palavra que lê, a mensagem não passa.

Como se reza na oração de bênção dos leitores: «quando proclamais a Palavra sede, vós mesmos, dóceis ouvintes dela, conservando-a nos vossos corações e levando-a à prática, guiados pelo Espírito Santo».

O Leitor é, portanto, o primeiro ouvinte e vivente da Palavra, e só nesta convicção poderá proclamá-la como deve.

                                                                                                     F.P.


Nenhum comentário:

Postar um comentário