segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O LEITOR – dar voz à Palavra

O tema do ano pastoral 2007-08, na Diocese de Viseu, é «O Senhor enviou-nos a anunciar a Boa Nova». Na sequência desta temática fundamental na vida da Igreja – porque um jornal Paroquial deve formar e incentivar a vivência cristã de uma comunidade – iniciamos, neste número, uma rubrica sobre uma tarefa fundamental para a vitalidade de todos os cristãos: o serviço ou ministério dos leitores. Temos como referência, sobretudo, os que proclamam a Palavra de Deus na Assembleia Dominical.

Ao longo do ano pastoral, exporemos diversos temas, com o objectivo de ajudar aqueles – e já são tantos! – os que desempenham esta tarefa e outros que venham a desempenhá-la. Daremos, igualmente, algumas orientações de carácter litúrgico, técnico e pastoral acerca deste serviço essencial na vida da Igreja e de cada cristão.

Partimos do pressuposto de que os cristãos quando se reúnem, sobretudo no dia do Senhor, o domingo, têm, como finalidade primeira, escutar a Palavra. Para que tal aconteça, é imprescindível que alguém a proclame, não só o padre, mas também os leigos, e que o façam de forma modelar, devido à importância da mesma Palavra. É Deus quem fala, através da boca do leitor, e a sua Palavra deve ser entendida, para ser vivida.

A quem lê, as leituras, canta o salmo e enuncia as intenções da oração dos fiéis, requere-se formação. Por isso, nesta coluna mensal, serão fornecidas orientações práticas para um melhor desempenho.

Entre outros assuntos que exporemos, e que ajudarão os leitores no seu ministério, adiantamos, em jeito de sumário: o leitor é o primeiro ouvinte; dar vida ao texto; mediadores e não protagonistas; crianças a ler habitualmente?; preparação antecipada e mais próxima; conselhos e algumas regras a ter em conta, antes da leitura; outros temas consoante os tempos litúrgicos. No próximo número, trataremos do tema: dar vida ao texto.

Estamos abertos a outras sugestões, por parte dos nossos leitores, para o possível tratamento de outros assuntos de interesse relacionados este ministério que, em suma, consiste em dar voz à PALAVRA.

                                                                                              F.P.



Nenhum comentário:

Postar um comentário