segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

FORMAÇÃO PAROQUIAL DE LITURGIA - 11/02/2007

Tema: Espiritualidade para a Quaresma e Tempo Pascal.

No ano litúrgico, pelo processo de conversão e fé, devemos buscar, desejar e trilhar o caminho da perfeição cristã, na vivência da graça própria de cada aspecto do mistério de Cristo que celebramos na liturgia durante o ano:

Inicia-se com o Advento, o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós, vivemos seus ensinamentos no Tempo Comum, e sua paixão morte e ressurreição na Quaresma, Semana Santa, e Tempo Pascal. Então continua-se este mistério e se torna eficaz na igreja por meio da liturgia para salvação da humanidade, através do cristão, na participação litúrgica pela fé e a conversão à Cristo pela vida e testemunho na caridade.

QUARESMA: Tempo forte da liturgia, trata-se de preparação para a Páscoa. A igreja também celebra uma conscientização, conversão social, enfocando sempre um tema para reflexão na Campanha da Fraternidade. Também é tempo de penitência e conversão pessoal.

A igreja dentro dos anos “A”, “B” e “C”, trata de 03 temas bíblicos, sendo o ano A, uma catequese Batismal, onde o cristão vive o sentido do seu batismo que é MORRER PARA O PECADO, e poder nascer para a vida eterna, ou seja, ressuscitar em Cristo.

No ano B, a cruz gloriosa de Cristo, a Conversão/Penitência. A cruz é motivo de glória. Cristo passou pela cruz, mas não ficou nela, assim como nós também devemos carregar as nossas cruzes, mas não ficar nela.

No ano C, a misericórdia de Deus, a bondade imensurável de Deus para com todos nós seus filhos em Jesus Cristo - O Filho pródigo, A pecadora que ninguém ousou atirar a primeira pedra, etc...

Na Quaresma os temas centrais são: conversão, mudança de vida, a caridade, perdão, reconciliação com os irmãos, jejum, penitência e oração. Celebrar a quaresma não é observar ritos externos, mas estar em coerência com o Espírito e o desejo interior de renovação (fé e vida) - (Vida Cristã se identificando com sacrifício eucarístico de Cristo).

Conversão: Não é fruto de nossa capacidade, de autocrítica e exame de consciência, mas é dom de Deus; não é resultado do esforço da vontade humana para conquistar a santidade, mas é uma resposta com a qual o cristão, sustentado pelo auxílio da graça, mantém e aperfeiçoa com a vida a santidade recebida pelo Batismo.

Ritos quaresmais: Sinais da graça que favorece vencer o mal, elevar o Espírito e infundir nova força salvífica = reconciliação com o Pai e com os irmãos. O pecado de um só produz danos a todos, e a santidade também de um só, traz benefícios a todos.

Função da Igreja: Chamar à conversão, interceder pelos pecadores, detectar sinais de morte e pecado no mundo, refletir sobre as conseqüências sociais do pecado e orar pelos pecadores (SC 110).



Conseqüência quaresmal: Conversão moral (pensamentos e ações), conversão para Deus em espírito batismal. Mudança íntima e radical de no ser, pensar, julgar, e reordenar a vida para Deus. Mover-se pela santidade e bondade de Deus (misericórdia), exercício concreto da caridade fraterna.

A QUARESMA TEM QUE SERVIR PARA ENTERRAR O HOMEM VELHO, E NOS FAZER HOMENS NOVOS NA PÁSCOA, CRIATURAS NOVAS, DEVE CORRIGIR NOSSOS PECADOS PESSOAIS E SOCIAIS, E RECUPERAR A DIGNIDADE PESSOAL E DOS IRMÃOS EXCLUÍDOS.

Liturgia quaresmal: Deve levar a uma espiritualidade de renovação de vida e de modo de ser do cristão, conforme os compromissos batismais e a santidade do amor em comunidade.

SEMANA SANTA: A semana Santa visa recordar a Paixão de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

DOMINGO DE RAMOS: Cristo é aclamado como Rei. Pequenos grupos de pagãos pedem para ver Jesus e o acolhem como Rei. Ele então é glorificado pelos pobres e estrangeiros

Na liturgia deve se tornar presente no hoje através da celebração este reconhecimento e acolhida de Cristo Senhor, e viver esta realidade de fé na espiritualidade.

Liturgia é a expressão sacramental de um povo que compartilha o caminho de Cristo em direção ao calvário aceitando a redenção através da lógica da cruz.

QUINTA FEIRA SANTA: A quinta feira santa não se trata do tríduo pascal, mas o preparativo para o tríduo (Paixão, morte e ressurreição de Cristo). Momento sacramental do mistério redentor.

Ceia: Realidade do mistério pascal na sua dimensão ritual.

Tríduo: realidade do mistério pascal na sua dimensão histórico salvífica.

Última Ceia: Jesus realiza ação profética, tornando presente o sacrifício da cruz que ainda não se realizou na história.

Memorial: Rito comensal (adesão) e sacrifical (dar a vida). Jesus come com os seus - efeito de reconciliação e comunhão com o Espírito Santo: do Ser humano com o Pai, com os irmãos e com toda a criação.

Adoração ao Santíssimo: Encontro da comunidade fiel com o ressuscitado (mistério pascal realizado) e com os irmãos (comunidade) no espírito de comunhão e de amor.

SEXTA FEIRA SANTA

Primeiro dia do tríduo pascal, dia de amorosa contemplação do sacrifício da cruz, fonte de nossa salvação, não é missa, e sim celebração da palavra, adoração da cruz, e comunhão.

Adoração da cruz: Dimensão da adoração referente ao Cristo que dá sua vida por meio da cruz. Rito conseqüente da proclamação da paixão significando o sinal máximo do amor; vitória de Cristo sobre o pecado, o mal e a morte.
Símbolo de adesão pessoal de cada fiel ao sacrifício de Cristo como reconhecimento, gratidão e envolvimento de opção de vida pelos irmãos

Comunhão: aspecto comensal de partilha e de participação ativa neste movimento redentor dar a vida (cruz), é ter vida (ressurreição), na partilha do pão (Eucaristia).

SÁBADO DA VIGÍLIA

DIA: Cristo está no sepulcro e vai à mansão dos mortos. É dia de silêncio oração e meditação do projeto da redenção, ambiente de contemplação tranqüilidade e paz, repouso na esperança e plena confiança.

NOITE: Celebrar de modo sacramental mais pleno, a obra da redenção e perfeita glorificação de Deus – Nós estamos vivendo a Páscoa que celebramos no rito sacramental em vista da expectativa da Páscoa eterna. Passagem das trevas para a luz, noite para o dia, morte para a vida gloriosa. É NOITE DE GLÓRIA E DA VIDA DA GRAÇA.

Batismo = mergulhar em Deus = Sepultados com Cristo para o pecado, e ressurgindo com ele para a vida.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

Entrada em novo ciclo da vida, ressurreição de Cristo deve ser marco divisório entre o antes e o depois da páscoa para todos os cristãos na vida cotidiana. Anúncio apostólico é o fundamento da fé e o testemunho dos apóstolos dá continuidade à obra redentora de Cristo. Devemos ser como Maria Madalena, nós estamos vendo que o sepulcro está vazio, então vamos dar continuidade em nossas vidas, mas com Cristo ressuscitado.

Aos fiéis de hoje, celebrar a Páscoa é sermos renovados no Espírito de Cristo ressuscitado, nascer para a luz do Cristo glorioso.

Na sua ressurreição Cristo comunica ao mundo seu Espírito de vida que muda o coração do homem, que redime a humanidade de suas escravidões e traz verdadeira libertação dos filhos de Deus.

JESUS É O HOMEM NOVO, PORQUE É O HOMEM VERDADEIRO, HOMEM PENSADO E QUERIDO POR DEUS, PERFEITAMENTE FIEL, AQUELE QUE REALIZOU ATÉ O FIM A VONTADE DE DEUS.

CANTAR A QUARESMA

Na quaresma num período de 40 dias, somos convocados a intensificarmos nossas orações, somos convocados a fazermos penitência e praticarmos obras de caridade. Este é o momento de mudança, mudar de vida (mudai de vida, mudai, convertei-vos de coração), reconciliar-nos com Deus, e nossos irmãos, nos entregarmos por inteiro ao Senhor (Eu me entrego Senhor em tuas mãos, e espero pela tua salvação). De implorarmos o perdão, a misericórdia, (Senhor eis aqui o teu povo, que vem implorar teu perdão, é grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração).

Cantar a quaresma é cantar a dor pelo pecado do mundo, o pecado que crucifica os filhos e filhas de Deus, Canto sem glória, sem aleluia, sem flores..... Canto que deve seguir a característica própria do Tempo. Os instrumentos musicais não acompanham o canto de maneira festiva, somente ajudam a sustentá-lo. É fundamental neste tempo respeitar o silêncio, também não se deve saturar a celebração com cantos em demasiada quantidade.

Mas o canto da quaresma não é um canto de desânimo, pelo contrário, nos animam para lutar contra as forças que produzem a morte. Devem nos inspirar e animar a assumirmos a cruz do Senhor, e junto com ele criarmos um mundo novo.

Na Quaresma a Igreja celebra também a Campanha da Fraternidade, em cada ano com um tema diferente. Até 2005, tínhamos a missa da Campanha da Fraternidade, porém, deve-se observar, e observou-se que:

- Quaresma é tempo forte dentro da espiritualidade litúrgica;

- Os cantos devem ser partes integrantes da liturgia e devem acompanhar o mistério celebrado na Quaresma;

- Devemos criar um repertório próprio que nos ajude a vivenciarmos melhor o Tempo da Quaresma.

Bispos, músicos e liturgistas de anos pra cá vêm questionando o fato de se ter uma missa diferente da Campanha todos os anos, correndo o risco de esvaziar a espiritualidade quaresmal, voltando as atenções só à Campanha da Fraternidade. A partir de 2006 então, a igreja terá um único hino da Campanha da Fraternidade e materiais para reflexão, e os demais cantos serão do próprio deste tempo litúrgico

Quarta-feira de cinzas: Perdão, reconciliação – (Eu Me entrego Senhor em tuas, Mãos), (Senhor eis aqui o teu povo), (Reconciliai-vos com Deus).

Primeiro domingo - deserto de Jesus, tentação – (Ah Se o povo de Deus cresce).

Segundo domingo: Transfiguração - buscar a face de Deus, (Então da nuvem luminosa).

Terceiro domingo: Na lógica do poder divino está a misericórdia que vê e ouve o clamor do povo e o Salva, (Todo o povo sofredor o seu pranto esquecerá pois o que plantar na dor na alegria colherá)

Quarto domingo: "Domingo laetare" (domingo da alegria, em vista da proximidade da Páscoa). O Filho pródigo.  (Alegres vamos à casa do Pai) /
(Eu me entrego Senhor em tuas mãos), ainda um canto de ofertas (Muito alegre eu te pedi).

Quinto domingo: A mulher pecadora – (Tanto que esperou que pudesse um dia chegar bem perto)

Semana Santa: Depois então cantamos Cristo aclamado como Rei, (Os Filhos dos Hebreus com ramos de palmeiras, correram ao encontro de Jesus o Salvador...... A Ceia do Senhor , Nós nos gloriamos na cruz de nosso Senhor, que hoje resplandece com novo  mandamento do amor). A sexta feira da paixão, o lamento do Senhor, Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós, e chegamos à Páscoa do Senhor (ò morte estás vencida, pelo Senhor da vida, pelo Senhor da vida) / (O Senhor ressurgiu, Aleluia, aleluia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário